Para a moda e os ricos, incluindo celebridades como Rihanna, Madonna ou Matthew McConaughey, a mais rara água de coco extraída das variedades aromáticas da castanha, é a bebida "chefe" e até mesmo uma fonte de renda.
Água de coco está sendo vendida por marcas de luxo, em até $7 por 330gramas, aproximadamente o mesmo preço de um champanhe básico.
Um mercado em expansão
Não há dúvida de que o mercado do coco está explodindo. Atualmente, a água do coco representa um faturamento anual de US $ 2 bilhões. Espera-se que atinja US $ 4 bilhões nos próximos cinco anos.
Em 2007, 25% das acções na Vitacoco, a maior marca de água de coco, foi vendida por US $ 7 milhões à empresa Verlinvest. Sete anos depois, outras 25% das acções na Vitacoco foi novamente vendida à Red Bull China por cerca de US $ 166 milhões.
Outros grandes jogadores no negócio de água de coco incluem Coca-Cola e PepsiCo, mas mais de 200 marcas estão comercializando água de coco.
Diversidade genética
Durante milênios, os seres humanos lentamente coletaram e mantiveram numerosas variedades de coco, usadas para muitos propósitos.
Isto resultou em uma extraordinária diversidade morfológica, que se expressa na gama de cores, formas e tamanhos dos frutos. Mas a extensão dessa diversidade é amplamente desconhecida no nível global. A enorme quantidade de trabalho que tem sido dedicada à criação de coqueiros por agricultores durante milênios e por cientistas durante o século 20, permanece muito subestimada.
Diversidade de frutos de coco em bancos de genes ex situ. |