Um cubano resolveu produzir com as próprias mãos um presente bastante inusitado para o ex-presidente da ilha caribenha, Fidel Castro, que completa, este sábado, 90 anos.
José Castelar, (Cueto) que fez o charuto de 90 metros de comprimento, nunca conheceu o irmão do actual presidente, Raúl Castro, que deixou o poder há uma década.
Há dez dias, ele trabalhava mais de 12 horas por dia para terminar a obra com a ajuda de um grupo de colaboradores. Cueto espera desta vez alcançar seu sexto recorde no Guinness, após ter começado a produzir charutos aos 14 anos.
O charuto tem 90 metros, em comemoração aos 90 anos do nosso comandante — declarou. — O tabaco cubano é o melhor do mundo e o melhor tabaco deve estar aqui para fazer honra a isso.
O cubano diz que não sabe se o ex-presidente conhece a sua iniciativa. Em 2011, Cueto produziu o seu maior charuto, com 81,8 metros. Castro deixou de fumar há 30 anos.
Entretanto, O líder norte-coreano Kim Jong-un enviou um presente ao ex-presidente cubano Fidel Castro, que hoje celebra o seu 90º aniversário, segundo fontes oficiais.
A oferta de Kim foi entregue pelo vice-presidente do Comité de Estado da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Choe Ryong Hae, ao vice-presidente do Conselho de Estado da Ilha, Salvador Valdés Mesa, durante uma reunião, esta sexta-feira, em Havana.
Choe Ryong Hae, que se encontra numa visita de trabalho em Cuba, abordou com Valdés Mesa “os fraternais laços de amizade e cooperação entre os dois governos, povos e partidos”.