Porém, o tribunal aplicou as medidas alternativas à pena de prisão e suspendeu, por um período de cinco anos, a pena de três anos e quatro meses, na condição de o réu pagar a indemnização dentro de 30 dias. A defesa do réu não concorda com a decisão e vai recorrer da mesma.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
Rofino Licuco deve pagar mais de 200 milhões de meticais a Josina a Machel
Porém, o tribunal aplicou as medidas alternativas à pena de prisão e suspendeu, por um período de cinco anos, a pena de três anos e quatro meses, na condição de o réu pagar a indemnização dentro de 30 dias. A defesa do réu não concorda com a decisão e vai recorrer da mesma.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
Moçambique: Casal detido por plantio, venda e consumo de cannabis sativa
MAPUTO- Os acusados negam o seu envolvimento neste crime alegando que a planta estava na machamba onde tem milho.
Amulher diz não saber como a planta foi parar na sua machamba." Eu também fiquei assustada quando a polícia chegou pois eu nem sabia da existência da planta", disse.
O porta-voz da PRM na província de Maputo, Emídio Mabunda disse que trata-se de indivíduos que dedicam-se ao plantio, venda e consumo de cannabis sativa.
Malawi Proibe Entrada E Consumo De Bebida Frozy De Moçambique No Pais
O diretor da MSB, Devlin Chokazinga, disse em uma declaração que a Yaafico Industries Ltd, fabricantes do popular refrigerante, corrigiu as deficiências que levaram à proibição da bebida no Malawi.
"... o Gabinete de Normas do Malawi aconselha o público em geral que a proibição que foi imposta a Frozy foi levantada", diz o diretor do MSB em um comunicado à imprensa.
MSB proibiu Frozy em novembro de 2016 para o que descreveu como falhas críticas do produto na rotulagem e altos níveis de ácido crítico e benzoatos.
Segundo a agência, entre as ações realizadas, foi a obtenção de amostras aleatórias de bebidas Frozy da empresa e do mercado para avaliação de conformidade com MS18 - Especificação de refrigerantes carbonatados e MS19 - Rotulagem de alimentos preferidos e normas gerais.
"Após o exercício, Yaafico cumpriu e Frozy agora está em conformidade com as especificações."
A declaração no entanto diz que os fabricantes permanecem não compatíveis com MS19 porque as condições de armazenamento para a bebida não são indicados e algum idioma na etiqueta da garrafa não pode ser facilmente entendido por um usuário do Malauí.
Os fabricantes se comprometeram a corrigir as duas falhas dentro de um mês.
Logo após este anúncio, Frozy estava de volta em ruas e lojas em Lilongwe, Malawi.
domingo, 5 de fevereiro de 2017
Notificação Telefónica Para Entrega De B.I.
Esta medida será posta em acção com o objetivo de flexibilizar o atendimento e evitar a acumulação de documentos não reclamados.
Bernardino Rafael, Comandante da Policia na capital moçambicana é citado na edição de hoje do jornal Notícias, afirmando que todos os cidadãos que solicitarem a emissão do BI deixarão ficar, com os funcionários da Identificação Civil, os seus números de telefónicos ou de alguém próximo, a quem se pode contactar.
Assim, caso o documento esteja pronto, o utente vai receber uma chamada telefónica, dando conta da disponibilidade deste para que se possa proceder com o levantamento.
O que constatámos é que depois de o utente se deslocar, uma ou duas vezes, aos balcões de Identificação Civil, para consultar se o seu BI está disponível, acaba desistindo e o documento permanece em guiché por muito tempo, com muitos deles a expirarem o prazo. O mais grave é que acaba mudando de balcão e solicitam uma nova emissão, o que configura um crime, visto ser dupla inscrição, disse o comandante.
Portanto, para inverter este cenário, as autoridades policiais decidiram que os utentes deixarão os seus contactos telefónicos, devendo ser informados quando o documento estiver disponível.
Ele acrescentou que mais postos de Emissão de BI serão colocados nos bairros, incluindo brigadas móveis em locais de maior concentração de pessoas, como escolas, mercados e hospitais, com finalidade de facilitar a atribuição de BIs.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2017
Filipe Nyusi pretende legalizar empréstimos ilegais da Proindicus e MAM e transforma-los em mais Dívida Pública
Ignorando que a “Casa do Povo”, através da Comissão Parlamentar de Inquérito da Dívida Pública, concluiu que o Governo de Armando Emílio Guebuza, “para prestar as Garantias às três empresas(Proindicus, EMATUM e MAM) no valor ultrapassa o limite fixado nas Leis Orçamentais de 2013 e 2014, pressuposto essencial para a válida emissão daquelas garantias, não solicitou a autorização da Assembleia da República, nos termos da alínea p) do nº 2 do artigo 179 da Constituição e do nº 2 do artigo 9 das Lei nº 1/2013, de 7 de Janeiro, e Lei nº 1/2014, de 24 de Janeiro, o que constituiu uma violação da Constituição e das leis orçamentais, o que consequentemente, implica a responsabilidade dos órgãos e instituições envolvidas nos termos da Lei nº 7/98, de 15 de Junho”, o Executivo de Filipe Jacinto Nyusi decidiu incluiu na Conta Geral do Estado de 2015 a Garantia de 622 milhões de dólares à favor da Proindicus, SA e uma outra de 535 milhões à favor da MAM, SA, como forma de as legalizar, numa operação financeira semelhante a efectuada no ano passado para também regularizar a EMATUM.
Aliás as ilegalidades apuradas pelos deputados foram também confirmadas pelo Tribunal que fiscaliza as contas do Estado moçambicano, no seu Relatório sobre a Conta Geral do Estado(CGE) de 2015. “Há a referir que o valor das Garantias emitidas à favor das duas empresas(Proindicus e MAM), nos exercícios de 2013 e 2014, foi superior ao limite fixado na lei orçamental daqueles anos”, começa por declarar o Tribunal Administrativo(TA).
“Em 2013, a Lei nº 1/2013, de 7 de Janeiro, autorizou o Governo(de Armando Guebuza) a emitir Garantias e Avales no montante máximo de 183.500 mil meticais, sendo que o valor da Proindicus, SA(18.560.480 mil meticais), excedeu o limite em 18.376.980 mil meticais”, declaram os doze Juízes do TA.
Detidos Mais Dois Agentes Da Polícia De Trânsito Por Extorsão
Falando em Maputo, durante o briefing sobre as principais ocorrências policiais, o Porta-voz garantiu que decorrem procedimentos criminal e disciplinar contra os dois agentes.
Eles foram filmados por um automobilista que posteriormente colocou o vídeo a circular nas redes sociais, disse Dina, acrescentando que os mesmos confessaram o crime e recebimento de dinheiro.
Uma cópia do vídeo também foi enviada a televisão independente STV, que passou - o nos seus serviços noticiosos. O vídeo mostra policiais extorquindo automobilistas na cidade industrial da Matola, sul do país.
Todo o agente da Polícia sabe que na via pública deve apenas agir em conformidade com a lei. Temos a informação de que há vários outros vídeos que foram feitos. Enviem nos esses vídeos. Apresentem às esquadras e em qualquer órgão, acrescentou Dina.
O vídeo foi filmado ano passado mas posto a circular apenas no corrente ano.
Este não é o primeiro caso em que agentes da PT são suspensos e detidos por práticas ilícitas na via pública. Durante as festividades do último natal, por exemplo, um agente foi detido depois de um vídeo registado por turistas sul-africanos ter sido posto a circular nas redes sociais, onde o mesmo agente aparece a fazer cobranças ilícitas.
Um dia depois de o vídeo circular nas redes sociais, o agente foi suspenso e detido. Na ocasião, as autoridades policiais revelaram que o agente estava na posse de 28 mil meticais (cerca de 400 dólares americanos ao câmbio corrente) que se suspeita serem provenientes das actividades ilícitas cometidas durante as suas actividades laborais.
Em 2016, a PRM desvinculou 29 agentes do ramo de Trânsito, na cidade de Maputo, a capital moçambicana, por se ter provado o seu envolvimento em actividades ilícitas.
Quanto aos resultados operativas, segundo Dina, a PT fiscalizou, ano passado, 47 mil viaturas e multou cerca de seis mil automobilistas.
Foram ainda apreendidas 36 viaturas e 1.117 cartas de condução de automobilistas surpreendidos a conduzir sob efeito de álcool. A polícia apreendeu ainda 72 livretes, para além de deter dez indivíduos por condução ilegal.
Num outro desenvolvimento, Dina revelou que, semana passada, as autoridades policiais apreenderam 10 armas de fogo e mais de cinco mil munições na cidade de Maputo, e províncias de Maputo e Gaza, sul de Moçambique, e Tete, Zambézia e Manica, no centro.
AIM
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
Jovem de 17 anos de idade mata namorado com recurso à pedra em Sofala
De acordo com um parente próximo, João Armando teria encontrado o docente, em causa, a escassos metros da casa onde a sua namorava vivia juntamente com a irmã. Consta que no local, o docente foi visto a falar ao telemóvel, ao que João exigiu que lhe entregasse o aparelho para certificar se ele estava ou não em conversa com a sua namorada. Contudo, o docente recusou a solicitação, ao que se seguiu uma briga que, mais tarde, acabou envolvendo a jovem supostamente disputada. “Não sabemos o que aconteceu, mas passados menos de 10 minutos, João Armando retornou com uma ferida profunda na testa e um telefone nas mãos que afirmou pertencer ao suposto amante da namorada. Instantes depois, apareceu a namorada e começaram a lutar. Tivemos que separá-los”, contou Bernardo Francisco, parente da vítima e testemunha.
A rapariga, identificada apenas pelo nome de Mariana, foi detida pela Polícia, mas, em declarações à imprensa, negou que tenha participado na agressão do namorado. Ela disse ainda que conhece o docente com quem foi acusada de estar a amantizar. “De repente, cerca das 21h00 horas, ouvi gritos próximo da minha casa. Quando saí para ver o que se estava a acontecer, deparo-me com o meu namorado aos socos com um indivíduo que é amigo de um vizinho. Tentei, com ajuda de alguns vizinhos, separá-los. Só que o meu namorado virou-se contra a minha pessoa e começou a agredir-me. Minutos depois notámos que o meu namorado estava a sangrar na parte frontal da cabeça”, contou a jovem, indiciada de matar o namorado com ajuda do suposto amante.
Por sua vez, a Polícia na Beira disse que, neste momento, a corporação está a intensificar buscas para neutralizar o docente, ora fugitivo, que é igualmente indiciado de envolvimento no homicídio, com vista o esclarecimento definitivo do caso.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
Jacto militar mata 100 refugiados por engano na Nigéria
Segundo fontes governamentais, o campo localizado no estado de Borno, no nordeste do país, foi bombardeado inadvertidamente por um jato militar que estava em missão contra o Boko Haram.
À Reuters, o general Lucky Irabor confirmou a ocorrência do incidente e deu conta de que ficaram feridos alguns trabalhadores de organizações humanitárias.
“Muitos civis, incluindo pessoal da Cruz Vermelha e dos Médicos Sem Fronteiras, ficaram feridos”, reportou.
A Associated Press cita também a mesma fonte do exército. Lucky Irabor acrescentou à agência noticiosa que ordenou a missão com base em informação de que membros do Boko Haram estariam reunidos numa determinada zona do país. As coordenadas geográficas terão, afinal, correspondido a um campo de refugiados.
Tratar-se-á da primeira vez que as forças militares nigerianas admitem ter cometido um erro de tamanha dimensão, segundo a Associated Press.
Ao The Independent, a porta-voz dos Médicos Sem Fronteiras, confirmou ter membros em missão humanitária na área em que ocorreu o acidente (governada pelo Kala Balge), mas não conseguiu ainda apurar quantos trabalhadores estarão entre as vítimas.
Sul-africano detido a tentar cambiar 14 mil rands falsos por meticais na “Junta”
O indivíduo nega as acusações e diz que não sabia que as notas eram falsas, mas a PRM diz que o mesmo faz parte de uma quadrilha de lavagem de dinheiro.
“A polícia tem informações da existência de redes criminosas no terminal da Junta, de nacionalidade moçambicana e sul-africana. Muitas das vezes trazem notas falsas de moeda sul-africana e fazem o câmbio naquele terminal rodoviário, por isso temos agentes da polícia naquele lugar para desmantelar essas quadrilhas. Ontem, surpreendemos este indivíduo de nacionalidade sul-africana na posse de notas falsas quando tentava trocar 600 rands por meticais”, explicou o porta-voz do Comando da Polícia, na cidade de Maputo, Orlando Mudumane.
Detido jovem quando tentava levantar mais de 200 mil meticais
Ainda ontem, a PRM na capital apresentou três indivíduos acusados de envolvimento em outros casos criminais. O destaque vai para um jovem, com cerca de 30 anos de idade, encontrado a tentar depositar para depois levantar um cheque extraviado em uma empresa, no valor de duzentos e vinte e dois mil meticais (222 mil meticais). Em entrevista ao jornal O País, o indiciado disse que desconhecia a proveniência do cheque e que apenas foi lhe entregue por um amigo que fugiu logo após se aperceber do problema. A PRM está a trabalhar para prender o comparsa do acusado.
terça-feira, 17 de janeiro de 2017
Manchester City disposto a pagar cerca de 114 milhões de euros por Lionel Messi
O Manchester City de está disposto a desembolsar 100 milhões libras (quase 114 milhões de euros) para ter o internacional argentino Lionel Messi no seu plantel.
A informação é avançada pelo jornal britânico The Sun, o qual adianta que uma fonte do clube terá dito ao Barcelona a pagar 100 milhões de libras pelo argentino e que as negociações entre os dirigentes dos dois cubes aconteceram no final de Dezembro último, de forma a perceber-se se seria possível concretizar a transferência, no entanto, o City não apresentou ainda uma proposta formal.
Ainda segundo o The Sun, a possível contratação do argentino foi à pedido de Pep Guardiola, e os dirigentes acreditam que Messi pode ajudar o City a tornar-se num grande clube europeu.
A intenção de contratar Messi surge numa altura em que existe um impasse entre o jogador e o Barcelona em renovarem o vínculo contratual, estando a estadia de Messi em Espanha cada vez menos assegurada.
No caso de se concretizar, Messi será o jogador mais caro da história do futebol, ultrapassando os 105 milhões de euros que o Manchester United pagou à Juventus por Paul Pogba.
Moçambique: Fogo destrói armazéns pertencentes à loja Ayoob Comercial na Cidade de Maputo.
Era possível ver o fumo denso pela avenida Joaquim Chissano, que vinha da rua Gago Coutinho, bairro de Chamanculo. Ainda não se sabe de onde originou o fogo, que, por causa do vento foi se alastrando ate que consumisse mais galpões dos armazéns de enfeites de festas, artigos e brinquedos da Ayoob Comercial.
Desesperados, e sem informações, os proprietários tentavam a todo custo salvar o que sobrou.
Os bombeiros fizeram-se ao local quando o fogo já se tinha alastrado e o tecto dos armazéns já tinha cedido. O trabalho para estancar o fogo tornava-se ainda mais complicado devido aos ventos registados na capital.
O incidente atraiu curiosos ao local, alguns dos quais ajudaram a remover parte dos bens que sobraram do armazém.
As causas do fogo ainda não foram apuradas e os proprietários do armazém disseram ser cedo para avaliar os prejuízos.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2017
Moçambique: Poucos casos de fraude detectados nos exames de admissão da UEM
Falando numa conferência de imprensa em Maputo, a diretora pedagógica da UEM, Maida Khan, disse que houve apenas dez tentativas de trapaça por contrabando de celulares para as salas de exame. As autoridades advertiram que os estudantes não devem levar telefones celulares, tablets ou outros dispositivos eletrónicos para os exames, e desta vez os funcionários estavam equipados com detetores que podem ser capazes de verificar os bolsos e bolsas para a presença de celulares.
Dez alunos são conhecidos por terem tentado levar seus telefones para a sala de exame. "Esses casos foram neutralizados e as investigações estão em andamento", disse Khan.
"Lamentavelmente, ainda há uma cultura de tentativa de fraude entre os nossos candidatos", acrescentou. As provas de exame apresentadas pelos dez que foram capturados foram anulados. Mas Khan não acreditava que fraude em uma escala tão pequena poderia comprometer os exames.
As provas de exame estão agora a ser corrigidos, disse Khan, e os candidatos serão avaliados para admissão à universidade de acordo com o número de lugares disponíveis em cada curso. Ela espera que os resultados dos exames seram publicados até 27 de janeiro.
A inscrição seguirá então e Khan incitou os candidatos bem sucedidos apresentar-se para a inscrição no tempo devido. Eles terão de apresentar documentos de identificação e fotografias, um certificado de escola provando que eles tomaram 12 º grau, e prova de que eles se registaram para o serviço militar.
A matrícula na universidade começa em 6 de Fevereiro, e o ano letivo começa em 20 de Fevereiro. Ao todo, existem 5,265 lugares na UEM - mas para os cursos mais populares, como Medicina, Direito, Administração Pública e Economia. Há 26 ou 27 candidatos concorrentes para cada lugar.
Moçambique: Ex-Director Financeiro da LAM Condenado
O Gabinete Central para a Luta contra a Corrupção (CCG) acusou Tchami, depois de descobrir que ele havia concedido nada menos que 25 contratos LAM a uma empresa de construção de propriedade de seu irmão.
O trabalho consistia em reparar e reabilitar vários edifícios e instalações da LAM. Durante o período em que Tchamo foi diretor financeiro (2008-2014), a LAM pagou mais de 5,3 milhões de meticais (cerca de 177.000 dólares norte-americanos, à taxa de câmbio do tempo) para a empresa de seu irmão.
O tribunal considerou que o comportamento de Tchamo constituía um abuso de posição e um conflito de interesses, e deu-lhe uma pena suspensa de dois anos. O caso tinha chegado à atenção do GCCC depois de ter sido denunciado na mídia moçambicana em 2014.
Este caso não está diretamente relacionado a um segundo escândalo LAM, muito maior, envolvendo o pagamento de um suborno de 800 mil dólares em 2009 pelo fabricante brasileiro de aviões Embraer, para garantir que a LAM compre duas aeronaves da Embraer.
Jeremias Tchamo |
A Embraer confessou aos promotores brasileiros e estadunidenses que havia subornado funcionários em Moçambique, República Dominicana, Índia e Arábia Saudita. Um documento do Ministério Público Federal nomeia dois moçambicanos envolvidos no suborno - o então presidente do LAM, José Viegas, e Mateus Zimba, então diretor local da petroquímica sul-africana Sasol, que atuava como intermediário.
Então o que achou? deixe-nos saber nos comentários aqui em baixo.
sábado, 14 de janeiro de 2017
Moçambique: Polícia dispara mortalmente contra criança na Beira
O tiroteio ocorreu no bairro de Munhava, onde o policial, com dois colegas, estavam visitando uma casa para recuperar bens roubados.
Um grupo de crianças se reuniu em torno da casa para ver o que estava acontecendo. A casa foi protegida da vista por uma cerca feita de sacos vazios, e assim as crianças rasgaram parte dos sacos para assistir a operação da polícia.
Um dos policiais, zangado com as crianças, foi lhes advertir. Uma testemunha chamada Anísia Rafael disse que "quando ele se aproximou das crianças, ele tirou sua arma e ameaçou disparar neles. Alguns segundos depois, ouvimos um tiro, e todos nós corremos. Então vimos que uma das crianças estava deitada no chão, gravemente ferida na cabeça ".
As pessoas presentes levaram a criança ferida, chamado apenas como João, para o hospital, mas ele morreu antes que pudessem chegar aos cuidados médicos. Anisia Rafael afirmou que o oficial que disparou o tiro fatal estava "muito bêbado".
Uma multidão irritada tomou a lei em suas próprias mãos e atacou o policial. Ele conseguiu escapar, deixando no chão o boné e as insígnias da polícia.
Um porta-voz do comando da polícia provincial de Sofala disse que o policial, que não foi nomeado, entregou sua arma em um posto policial, mas não retornou à 11ª delegacia de Beira, onde está estacionado. Ele se tornou um fugitivo e a polícia está agora procurando por ele.
A polícia ofereceu para pagar os custos do funeral de João.
Então o que achou? deixe-nos saber nos comentários aqui em baixo.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
Falha na Observação: Incidente No Aeroporto de Moçambique Não foi de uma colisão com Drone
No dia 5 de janeiro, o voo doméstico interno TM-136, de Maputo a Tete, estava descendo quando um barulho alto foi ouvido. Após a aterragem, danos extensivos ao radome foram observados.
Tais danos podem ser causados por ataques de aves, mas houve uma ausência de penas ou sangue. Concluiu-se, com base numa investigação claramente breve e inadequada, que o dano foi causado por uma colisão com um Drone. Também foi observado que várias empresas de mineração próximas operam grandes Drones industriais que poderiam - possivelmente - ter causado tais danos.
Mas a conclusão - e os relatórios difundidos - eram falsos.
Na Terça-feira (10 de janeiro), o circuito digital voltou a acompanhar a história. Encontramos uma nova "atualização" no site do AV Herald. Afirma o seguinte:
"Em 10 de janeiro de 2017 a Autoridade de Aviação Civil de Moçambique informou que concluíram que o radome provavelmente falhou como resultado de uma falha estrutural causada pela pressão do fluxo de ar, fatores contribuintes provavelmente foram uma instalação defeituosa do radomo e inspeção das nervuras.
"Um dano de objeto estranho foi descartado."
TDC está aliviado ao ver esta notícia, mas preocupado que uma conclusão imprecisa, um potencialmente prejudicial para a indústria UAV, foi alcançado e relatado tão rapidamente.
TDC originalmente relatou esta história, mas teve o cuidado de usar linguagem de qualificação - e note que nenhum detritos tinha sido encontrado.
Houveram vários casos em que os drones foram culpados por colisões, ou quase colisões com aviões tripulados, que mais tarde se revelaram falsas. Um dos incidentes mais amplamente relatados, perto de Heathrow, acabou por ser um saco de plástico.
O TDC exorta os funcionários da aviação a investigar qualquer colisão ou colisão próxima antes de liberar qualquer conclusão.
Não uma greve do drone: a investigação revela que era uma falha estrutural, não um UAV. |
Neste caso, o dano não foi apenas para o radome -, mas para uma indústria que se orgulha de segurança, tecnologia inovadora e seguindo os regulamentos da aviação local.
Então o que achou? deixe-nos saber nos comentários aqui em baixo.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2017
Governo Chileno Lança Um Vídeo Inexplicável de "Objeto Voador Não Identificado (UFO)"
O vídeo de nove minutos foi captado por um helicóptero da Marinha do Chile a uma altitude de 1.370 metros (4.500 pés) ao longo da costa entre o porto de San Antonio e Quinteros em 11 de novembro de 2014. O operador de câmera infravermelha do helicóptero detectou um objeto desconhecido a distância, que parecia estar voando a uma velocidade similar ao helicóptero, a cerca de 244 quilômetros por hora (152 milhas).
Dois oficiais da Marinha experientes a bordo também viram o objeto. De acordo com o Huffington Post, um deles disse à investigação que o objeto tinha uma "estrutura plana e alongada" com "dois holofotes térmicos como descargas que não coincidiam com o eixo de movimento".
O mais bizarro de todos, as câmeras sensíveis ao calor infravermelho mostrar o objeto que aparece para empurrar para fora uma pluma de um material não identificado quente, pelo menos, duas vezes.
Eles contactaram duas estações de radar na tentativa de identificar o objeto, nenhum dos quais poderia encontrá-lo. Antes que eles soubessem, o objeto desapareceu nas nuvens.
Depois de dois anos de investigação por uma equipe composta por cientistas e técnicos de aviação, o CEFAA - uma ala da agência de aviação do Chile - parece não estar mais perto de resolver o mistério do que antes.
Em uma declaração, eles disseram: "Alguns analistas sugeriram a hipótese de que é uma aeronave de linha média e que as estelas do elemento destacável podem ser a reserva de água dentro do aparelho, lançada pela tripulação. No entanto, a meteorologia afirma que nem a altitude em que o objeto se moveu, nem a temperatura ambiente daquele momento, permitiu tal onda de condensação.
Por enquanto, o objeto permanece não identificado. Você pode ver o vídeo abaixo.
Um Asteróide Passou Pela Terra Cerca De 50% Mais Perto Do Que A Lua, E Nós Mal Vimos
O asteroide, apodado 2017 AG13, foi descoberto apenas no sábado pela Catalina Sky Survey da Universidade do Arizona, de acordo com um email da Slooh, uma empresa que transmite visões ao vivo do espaço.
Tem entre 15 e 34 metros de comprimento e, quando oscilou pela Terra, a 2017 AG3 estava se movendo a 9,9 milhas por segundo (57 600 quilómetros por hora). O objeto próximo da Terra, ou NEO, a apenas 190 mil km da Terra, ele ficou mais próximo de nós do que a Lua. de acordo com Slooh.
"Isto está se movendo muito rapidamente, muito perto de nós", Eric Feldman, astrónomo com Slooh, disse durante uma transmissão ao vivo do flyby às 7:47 am ET em 9 de janeiro. "Na verdade, atravessa as órbitas de dois planetas, Venus E Terra. "
Uma falha de raspão
Fuga do asteróide que explodiu sobre Chelyabinsk, Rússia, fevereiro em 15, 2013. |
O que teria acontecido se o asteroide tivesse penetrado em nossa atmosfera?
De acordo com um simulador de impacto de asteroides chamado "Impact Earth!" Por Purdue University, pode não ter sido tão ruim quanto parece.
Se um asteroide de rocha porosa de 111 pés (34 metros) atingisse a Terra em um ângulo de 45 graus, o simulador descobriu, teria explodido como uma explosão de ar. A explosão teria liberado cerca de 700 quilotons de energia - dezenas de vezes mais poderosa do que a bomba atómica detonada sobre Hiroshima.
Mas como teria ocorrido a uma distância de cerca de 10 milhas de altura, provavelmente não teria tido muito efeito no solo; Se alguma coisa, um boom de alta altitude pode ter soado tão alto quanto o tráfego pesado no chão.
Tais ataques ocorrem cerca de uma vez a cada 150 anos, de acordo com Purdue.
No entanto, de acordo com Slooh, 2017 AG3 foi "aproximadamente o mesmo tamanho que o asteroide que atingiu Chelyabinsk, a Rússia em 2013", para que os efeitos sobre o solo - incluindo janelas quebradas e edifícios ligeiramente danificados - pode ter sido semelhante.
"Não é um evento tão incomum, que é uma das razões pelas quais é interessante", disse Mark Sykes, diretor e CEO do Planetary Science Institute, ao Business Insider em um e-mail.
De fato, cerca de 38 mais "aproximações próximas", como asteróide 2017 AG3 são esperados só em janeiro, de acordo com a NASA Near Earth Object Program.
Então que achou? deixe-nos saber nos comentários aqui em baixo.
Macaco pego tentando fazer sexo com veado
Os cientistas pegaram um macaco macaco japonês macho tentando ter relações sexuais não com um, mas vários veados Sika. O macaco confuso (ou não, não queremos enroscá-lo) pode ser visto no vídeo pulando na parte de trás de um veado, que não estava mesmo excitado(a) pelo primata depressor, e depois foi tentar novamente com um Segundo veado, que estava menos do que feliz e sacudiu o macaco fora.
O macaco também era curiosamente possessivo com o veado, protegendo-os e espantando macacos "rivais". O cruzamento entre espécies foi visto em cativeiro e na natureza, mas permanece raro.
O estudo é publicado na revista Primates e é apenas o segundo estudo relacionado ao comportamento sexual entre animais de diferentes espécies. O outro estudo cobriu um foca-marinho antárctico que assedia sexualmente pinguins-rei e depois os come.
Os pesquisadores têm uma explicação para o comportamento incomum: falta de macacos fêmeas. O indivíduo pertence a um grupo de machos periféricos, então essa idéia tem um pouco mais de fundamento do que sugestões de que o macho está aprendendo a acasalar.
Se esta é a sua coisa, você pode verificar o vídeo abaixo.
Então oque achou? deixe-nos saber nos comentarios aqui em baixo.
Moçambique: Renamo acusa forças de defesa de 'Provocações'
Citado na edição de terça-feira do diário independente "O Pais", o porta-voz nacional da Renamo, Antonio Muchanga, afirmou que um membro da Renamo na região de Zobue, na província de Tete, perto da fronteira com o Malawi, havia sido assassinado.
Ele também alegou que os membros da Renamo foram assediados em Manica, Sofala e Tete, mas não deu detalhes.
Embora Muchanga acredite que tais incidentes podem minar a trégua, ele disse que a Renamo não tem intenção de retomar sua guerra.
"Queremos denunciar e repudiar esses atos", disse ele, "e apelar às autoridades para que usem o poder que a Constituição e as leis lhes conferem para trazer ordem às forças de defesa e de segurança".
Ele também acusou os membros do partido Frelimo de dirigir "atos criminosos" contra membros da oposição e partidários.
Novamente não havia detalhes, o que dificultava a verificação das alegações de Muchanga. Os relatórios que chegam à imprensa em Maputo sugerem que, em geral, a situação é calma em todo o país, e que a trégua está a decorrer.
Então oque achou? deixe-nos saber nos comentarios aqui em baixo.
Moçambique: Restrições severas da água para Maputo
Simplesmente não há água suficiente no rio Umbeluzi e no reservatório da represa Pequenos Libombos para continuar a abastecimento normal de Maputo. AdeM anunciou, portanto, que a água só será bombeada para Maputo, Matola e Boane em dias alternados.
"Prioridade máxima" será dada à água para consumo humano, disse a declaração da AdeM. A empresa prometeu indicar pontos específicos onde as empresas de construção podem enviar caminhões-tanque para pegar água para fins de construção.
O sistema de abastecimento de água do Grande Maputo consiste na estação de tratamento e bombeamento dos Umbeluzi, sete centros de distribuição (em Boane, Belo Horizonte, Matola Rio, Matola, Machava, Tsalala, Chamanculo, Alto Mae, Maxaqene e Laulane) e cerca de 3.000 kilometros de canos de água. O sistema distribui cerca de 240.000 metros cúbicos de água por dia.
A declaração da AdeM não dizia nada sobre as exigências das indústrias de consumo de água, como os produtores de cerveja e refrigerantes.
Embora tenha chovido fortemente em algumas partes do sul de Moçambique nas últimas semanas, o nível do reservatório Pequenos Libombos, principal fonte de água para a estação de bombeamento de Umbeluzi, permanece muito baixo. Na quinta-feira passada, o reservatório ficou apenas 14% cheio.
Salvar a situação dependerá das chuvas a montante, particularmente na Suazilândia. Sem fortes chuvas num futuro próximo, as severas restrições ao abastecimento de água de Maputo poderão continuar por semanas ou mesmo meses.
O governo já proibiu o uso de água de Umbeluzi para as plantações de banana e outras empresas agrícolas comerciais, irrigadas que geralmente dependem da Umbeluzi. O Conselho Regional de Águas do Sul (ARA-Sul) emitiu alertas televisivos pedindo aos consumidores que não desperdiçassem água através de atividades desnecessárias como lavar carros ou regar gramados.
Então oque achou? deixe-nos saber nos comentarios aqui em baixo.
terça-feira, 10 de janeiro de 2017
Criança de 13 anos é brutalmente espancada e estuprada em Maputo
O crime aconteceu na residência da vítima, órfã de pais. Para além de hematomas no rosto do corpo, ela está gravemente ferida do pescoço à cabeça.
A miúda foi humilhada de tal sorte que o suposto estuprador arrancou-lhe as mexas com cabelo, causando-lhe ferimentos no couro cabeludo.
Segundo a rapariga, ela e um grupo de primas estavam a comorar a chegada do novo ano numa barraca situada um pouco distante da casa da tia, onde vive.
Ela recorda ainda que antes da consumação do crime foi-lhe oferecido um sumo alegadamente com uma substância que lhe causou sonolência e mal-estar.
Quando a adolescente começou a passar mal, de repente, pediu para que as primas a levassem para a residência de uma outra parente, que vivia perto do local onde se encontravam. Durante o percurso, o suposto violador fez-se passar por uma pessoa de boa-fé e ofereceu-se para prestar ajuda. Durante a caminhada ninguém suspeitou de nada.
Contudo, depois de ter deixado a miúda em casa, a dormir, o jovem retornou à mesma residência para colocar em prática o seu plano macabro. A família da menor a acredita que ele passou a acompanhar os movimentos da rapariga, à espera que o sumo oferecido à vítima fizesse efeito.
Chegado ao local dos factos, o jovem que tem mulher e é pais de dois filhos submeteu a rapariga a uma sessão de tortura física, proferiu insultos que ofendiam a memória da adolescente e abusou dela.
A vítima ainda está assustada devido ao trauma. Com a voz trémula, relatou que só se lembra de dois momentos: quando subiu na cama para dormir e da altura em que, de repente, “alguém começou a bater-me agressivamente”.
Ela perguntou qual era o motivo de tanta pancadaria mas o jovem só proferia insultos. “Procurei saber o que ele queria e sempre que eu perguntava alguma coisa batia-me mais vezes e com agressividade”.
A menina trazia um colar ao pescoço, segundo contou, e o seu agressor tentou usá-lo para estrangulá-la. Dada a gravidade da violência, a vítima perdeu os sentidos, ficou prostrado na cama e foi reanimada no hospital.
“Ele derrubou a porta do quarto onde a minha sobrinha estava a dormir para poder violar a ela”, disse a tia da ofendida, explicando que se apercebeu de que alguma coisa errada no quarto da menina quando se aproximou para verificar se ela estava a dormir bem.
“Vi a porta aberta e estragada, mexas e vestígios de sangue no chão. Aproximei-me da cama da miúda mas ela estava desacordada com o estuprador ao lado dela, a dormir um sono profundo”.
O principal suspeito deste crime vive no município da Matola e estava no bairro de Chamanculo para a festa de transição do ano, de acordo com as suas próprias palavras.
Agora, ele encontra-se sob custódia da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Maputo e foi conduzido para a 18a esquadra.
O indiciado atira as responsabilidades ao álcool e alegou que não se lembra de nada
Refira-se que 156 mulheres, entre elas crianças com idade inferior a 15 anos, foram abusadas sexualmente em diferentes províncias moçambicanas entre o fim-de-semana da transição do ano e 02 de Janeiro em curso.
Então oque achou? deixe-nos saber nos comentários aqui em baixo.
segunda-feira, 9 de janeiro de 2017
PRM reafirma que cidadão morto na circular não era agente da Polícia
Recorde-se que dois indivíduos foram mortos a tiro, na última sexta-feira, na Cidade de Maputo, um na avenida 24 de Julho e o outro na Estrada Circular.
Bernardino Rafael |
Este último, é apontado tanto pelos familiares assim como pela Associação Moçambicana de Polícias, como agente da corporação, versão que é descartada pela PRM. O Comandante da Polícia na Cidade de Maputo, Bernardino Rafael, reafirmou, hoje, que o homem ora morto na Circular nunca fez parte da PRM.
Na sequência dos baleamentos registados na capital do país, Bernardino Rafael apela a devolução de armas às autoridades.
Então oque achou? deixe-nos saber nos comentarios aqui em baixo.
Drone colide com avião de passageiros em Moçambique
Em sua declaração, a companhia aérea diz que a tripulação do vôo ouviu o estrondo de uma possível colisão no ar durante a aproximação de pouso. O avião continuava a voar normalmente. Embora a tripulação inicialmente suspeitasse que um pássaro tinha atingido o avião, uma inspeção após a aterragem revelou que um drone era o culpado.
De acordo com o The Aviation Herald, drones estão em uso na área para inspeções de mineração, e a gravidade do dano, que pode ser visto no Herald, parece indicar algo maior do que um drone quadcopter de consumidor.
O potencial para as colisões de jato-drone tem sido uma das principais preocupações dos reguladores nos EUA e em outros lugares como eles lidam com a expansão do uso de drone comercial e consumidor. O que se acredita ser a primeira colisão ocorreu em abril do ano passado no aeroporto Heathrow de Londres, também durante o pouso. Houve também muitos relatos de quase-acidentes entre aviões e drones.
Para ajudar a prevenir tais incidentes nos EUA, a FAA implementou regulamentos de drone abrangentes. Essas regras exigem que os proprietários não comerciais inscrevam seus dispositivos e limitem a altitude de vôo para 400 pés, muito abaixo do espaço aéreo comercial com tráfego pesado. A FAA já proibiu o uso de drones dentro de 5 milhas de aeroportos.
Photo: Richard Newstead—Getty Images/Flickr RM |
Após a colisão em Tete, os passageiros foram transferidos para um aviao diferente para continuar sua viagem.
Então oque achou? deixe-nos saber nos comentarios aqui em baixo.
domingo, 8 de janeiro de 2017
O Primeiro Mech Gigant Tripulado No Mundo Da Seus Primeiros Passos
Os braços do veículo parecem ser controlados através do movimento de um piloto a bordo. Como você pode ver nos vídeos, parece que ele pode caminhar para frente e para trás, embora seja amarrado a uma fonte de energia e depende de uma talha de corrente para mantê-lo na posição vertical.
É o trabalho da empresa coreana Hankook Mirae Technology e designer conceitual Vitaly Bulgarov, que trabalhou como designer industrial para a Panasonic, o New Devices Group da Intel e o Google's Boston Dynamics (os caras responsáveis por aqueles cães robôs estranhamente assustadores). Ele também usou sua experiência em design futurista para contribuir para filmes de grande orçamento, incluindo o remake de 2014 do RoboCop, Transformers: Age of Extinction e o novo filme do Ghost in the Shell.
Posted by Vitaly Bulgarov on Tuesday, December 20, 2016
Com todos esses laços com os estúdios de efeitos visuais de Hollywood, pode parecer que seu trabalho tem mais a ver com a ficção do que com fato. Live Science foi bisbilhotar em Hankook Mirae Technology e questionou se o trabalho era legítimo ou uma grande brincadeira para a idade de vídeo viral. Sua investigação descobriu que a organização só se associou com Bulgarov e eles não conseguiram rastrear nenhum dos engenheiros que trabalham no projeto, o que é um pouco suspeito, considerando o quão avançado o veículo parece ser.
Em resposta a essas perguntas, Bulgarov disse à Live Science: "Se você olhar para isso de um ponto de vista ocidental, então sim, isso pode parecer estranho, mas nessa parte do mundo, a cultura é um pouco diferente. A empresa quer fazer algo antes de se anunciar.
A empresa também alega que não estava esperando o hype mídia social que explodiu após o lançamento de vídeos do veículo, daí que eles não tinham preparado um lançamento oficial ou mesmo um comunicado de imprensa. Para tentar acalmar alguns dos cínicos, no entanto, Bulgarov lançou um novo vídeo (abaixo) mostrando o mech dando seus "primeiros passos".
Method-2 makes its first steps with a human on board! We're currently revising the frame to reduce the vibration.
Posted by Vitaly Bulgarov on Friday, December 30, 2016
Boato ou não, é justo dizer que ainda parece muito impressionante. A resposta para: Sera que vamos estar vendo essas coisas correndo em torno de estaleiros de construção e zonas de guerra nos próximos anos permanece desconhecida para agora, Mas seus projetistas dizem que esperam divulgar oficialmente METHOD-2 no final deste ano. Pelo amor de Deus, simplesmente não lhe dê nenhuma arma.
Então oque achou? deixe-nos saber nos comentarios aqui em baixo.