O vídeo de nove minutos foi captado por um helicóptero da Marinha do Chile a uma altitude de 1.370 metros (4.500 pés) ao longo da costa entre o porto de San Antonio e Quinteros em 11 de novembro de 2014. O operador de câmera infravermelha do helicóptero detectou um objeto desconhecido a distância, que parecia estar voando a uma velocidade similar ao helicóptero, a cerca de 244 quilômetros por hora (152 milhas).
Dois oficiais da Marinha experientes a bordo também viram o objeto. De acordo com o Huffington Post, um deles disse à investigação que o objeto tinha uma "estrutura plana e alongada" com "dois holofotes térmicos como descargas que não coincidiam com o eixo de movimento".
O mais bizarro de todos, as câmeras sensíveis ao calor infravermelho mostrar o objeto que aparece para empurrar para fora uma pluma de um material não identificado quente, pelo menos, duas vezes.
Eles contactaram duas estações de radar na tentativa de identificar o objeto, nenhum dos quais poderia encontrá-lo. Antes que eles soubessem, o objeto desapareceu nas nuvens.
Depois de dois anos de investigação por uma equipe composta por cientistas e técnicos de aviação, o CEFAA - uma ala da agência de aviação do Chile - parece não estar mais perto de resolver o mistério do que antes.
Em uma declaração, eles disseram: "Alguns analistas sugeriram a hipótese de que é uma aeronave de linha média e que as estelas do elemento destacável podem ser a reserva de água dentro do aparelho, lançada pela tripulação. No entanto, a meteorologia afirma que nem a altitude em que o objeto se moveu, nem a temperatura ambiente daquele momento, permitiu tal onda de condensação.
Por enquanto, o objeto permanece não identificado. Você pode ver o vídeo abaixo.