No dia 5 de janeiro, o voo doméstico interno TM-136, de Maputo a Tete, estava descendo quando um barulho alto foi ouvido. Após a aterragem, danos extensivos ao radome foram observados.
Tais danos podem ser causados por ataques de aves, mas houve uma ausência de penas ou sangue. Concluiu-se, com base numa investigação claramente breve e inadequada, que o dano foi causado por uma colisão com um Drone. Também foi observado que várias empresas de mineração próximas operam grandes Drones industriais que poderiam - possivelmente - ter causado tais danos.
Mas a conclusão - e os relatórios difundidos - eram falsos.
Na Terça-feira (10 de janeiro), o circuito digital voltou a acompanhar a história. Encontramos uma nova "atualização" no site do AV Herald. Afirma o seguinte:
"Em 10 de janeiro de 2017 a Autoridade de Aviação Civil de Moçambique informou que concluíram que o radome provavelmente falhou como resultado de uma falha estrutural causada pela pressão do fluxo de ar, fatores contribuintes provavelmente foram uma instalação defeituosa do radomo e inspeção das nervuras.
"Um dano de objeto estranho foi descartado."
TDC está aliviado ao ver esta notícia, mas preocupado que uma conclusão imprecisa, um potencialmente prejudicial para a indústria UAV, foi alcançado e relatado tão rapidamente.
TDC originalmente relatou esta história, mas teve o cuidado de usar linguagem de qualificação - e note que nenhum detritos tinha sido encontrado.
Houveram vários casos em que os drones foram culpados por colisões, ou quase colisões com aviões tripulados, que mais tarde se revelaram falsas. Um dos incidentes mais amplamente relatados, perto de Heathrow, acabou por ser um saco de plástico.
O TDC exorta os funcionários da aviação a investigar qualquer colisão ou colisão próxima antes de liberar qualquer conclusão.
Não uma greve do drone: a investigação revela que era uma falha estrutural, não um UAV. |
Neste caso, o dano não foi apenas para o radome -, mas para uma indústria que se orgulha de segurança, tecnologia inovadora e seguindo os regulamentos da aviação local.
Então o que achou? deixe-nos saber nos comentários aqui em baixo.